2024-05-03
Abrigo para refugiados transformado no melhor hotel da Geórgia
O blogger Alexandre Belenki escreve:
É difícil acreditar como este lugar parecia antes. Como resultado da guerra na Abcázia, quase mil refugiados se instalaram aqui, transformando o prédio em um cortiço.
Hoje em dia, há uma vida diferente aqui - o "cinco estrelas" Radisson Blu, restaurantes caros e a piscina mais alta da cidade.
E tudo isso em apenas alguns anos!
Durante uma recente viagem a Tbilisi, eu fiquei neste hotel, mas não conhecia sua história.
Assim era até pouco tempo atrás. Centenas de famílias viviam no antigo Hotel Iberia. Eles abandonaram suas casas para escapar dos horrores da guerra, e viam sua nova moradia como temporária, sem se importar muito com ela.
Em 2004, o país entrou em uma era de mudanças, novas pessoas com planos ambiciosos chegaram ao poder. Nem todos esses planos se concretizaram, mas o país começou a mudar.
Grandes marcas internacionais chegaram à Geórgia, uma delas sendo a Radisson. Os refugiados foram realocados, receberam compensação, o prédio foi completamente reformado e hoje nada lembra o que era antes.
Cheguei a Tbilisi tarde, depois da meia-noite. Eles prontamente me deram um quarto, e isso foi considerado um "check-in" antecipado, e não tardio do dia anterior, o que foi agradável.
Acordei, abri as cortinas e lá estava... Tbilisi diante de mim! Fiquei com um quarto panorâmico de canto no nono andar.
Até em dias nublados, tem-se uma excelente vista do rio Kura.
Vista da cidade antiga e do Ministério da Justiça, construído durante o governo de Saakashvili. Outro edifício arrojado daquela época. Atualmente, não constroem mais assim no país.
No quarto, fui recebido com frutas, churchkhela e uma garrafa de vinho georgiano.
Conheci a encantadora Salomé, gerente de relações públicas do hotel. Ela fez um tour pelo hotel, me cercou de atenção e hospitalidade georgiana.
De manhã, entro no restaurante e quase toda a comida está tingida de cor-de-rosa: pãezinhos, pão e doces. Postei uma foto no Facebook - vejam que divertido, e os especialistas em SMM reagiram quase imediatamente e deixaram um comentário: aparentemente, era uma campanha para chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. (E naquela época nem conhecíamos a Salomé).
O hotel possui três restaurantes, em um deles são preparados pratos italianos e asiáticos por chefs vindos da Itália e Japão. E os vinhos na Geórgia são excelentes!
No topo, no 18º andar, há o bar Oxygen. Se você estiver em Tbilisi, venha aqui para um copo de vinho tinto ou uma xícara de café, é um dos pontos mais altos da cidade.
O vidro reflete, mas para evitar isso, basta vir durante o dia com tempo ensolarado e manter a lente da câmera o mais próximo possível do vidro.
Há uma piada sobre a Geórgia de que todo o país é uma família. Olho para a foto desses bartenders e eles imediatamente me lembram (!) cinco conhecidos meus. É assim que acontece?
No mesmo andar há um centro de SPA. Se é possível entrar no bar "da rua", aqui é necessário ser hóspede. Sala de ginástica, várias saunas, massagem e tratamentos estão disponíveis.
E a piscina mais alta da Geórgia!
Eu gosto de ficar em casas com histórias. E aqui está um ótimo exemplo de como as pessoas mudam a realidade ao seu redor. Pode-se dizer que é "apenas negócios", mas muitas vezes é mais fácil construir uma casa do zero do que reformar uma já existente.
Fotografias e texto - Fonte