2024-05-06
Diálogo de arte pop entre Andy Warhol e a instalação de Simone D'Auria no hotel Gallery Hotel Art
A quinta edição do projeto de arte da coleção de hotéis Lungarno Collection é uma rota peculiar que conecta o interior do hotel com sua fachada e o ambiente urbano. Dezesseis obras icônicas do maestro da arte pop comercial Andy Warhol, incluindo o famoso retrato de Marilyn e as latas de sopa "Campbell", se uniram a um desfile de Vespas, pintadas pelo artista Simone D'Auria, que estão atacando a parede do hotel.
Uma das figuras mais contraditórias na história da arte contemporânea, Andy Warhol, juntamente com o talento italiano em ascensão Simone D’Auria, encontraram-se nas ruas de Florença para participar de um projeto urbano incomum concebido pela Lungarno Collection. Sem exagero, as icônicas obras do mestre da pop art americana, combinadas com os igualmente reconhecíveis Vespas, cujo design foi reinterpretado pelo brilhante artista milanês na instalação intitulada "Freedom", são uma viagem inspiradora pelos interiores e fachada do design-hotel florentino Gallery Hotel Art. Ele faz parte da coleção de hotéis Lungarno Collection, pertencente à família Ferragamo.
"Finalmente alcançamos nosso objetivo," afirma o presidente do grupo Valeriano Antonioli. "A ideia de reconstruir a praça Vicolo dell'Oro em frente ao nosso hotel Gallery Hotel Art surgiu em 2013. Queríamos mostrar ao espectador uma perspectiva alternativa, fazendo-o olhar para cima. Para realizar essa ideia, de certa forma libertamos a arte dos interiores do hotel, fazendo com que ela parecesse subir pelas paredes. Foi Simone D'Auria quem interpretou nossas intenções, propondo uma série de instalações que refletiriam questões sociais ou temas culturais específicos. Esta iniciativa foi apoiada pela municipalidade de Florença, bem como pelas principais instituições da cidade. Este ano, estamos orgulhosos da colaboração com a empresa Piaggio Group, que apoiou o projeto de Simone D'Auria, inspirado por símbolos reconhecidos mundialmente, como "Made in Italy" e a Vespa. Também é uma grande honra para nós expor no hotel as obras de um artista tão renomado como Andy Warhol, cujas ideias foram a força motriz por trás da criação do conceito POP Gallery Hotel Art"."
Na exposição "Andy Warhol Forever", são apresentadas as 16 obras mais significativas do maestro do acervo da Rosini Gutman Foundation. É uma retrospectiva rápida, mas bastante eloquente, dos acontecimentos que conseguiram abalar as bases da arte e da crítica no mundo da pintura acadêmica do final do século XX, além de mudar para sempre a imagem da América e da sociedade contemporânea.
No início da exposição, os espectadores verão dois retratos da série dedicada a Marilyn Monroe, que Warhol completou em 1962, logo após a trágica morte da atriz. Warhol compreendia o significado simbólico da vida e da morte violenta do símbolo sexual da época, contribuindo assim para a criação da lenda de Marilyn.
Ao lado dos retratos de Monroe, é possível ver uma cópia da série "Senhoras e Senhores", na qual Warhol, além das estrelas do show business, imortalizou pessoas comuns. Nesse contexto, Warhol decidiu usar como modelos as "drag queens" (homens que se vestem de mulher no palco) de um clube de Nova York. Naquela época, a sociedade não via com bons olhos um tema tão controverso.
Warhol frequentemente abordava a questão do consumo excessivo. Um dos exemplos mais marcantes dessa temática é a famosa lata de sopa "Campbell" (Campbell’s Soup Cans). Na exposição no hotel, elas são apresentadas no formato clássico de 1967. Também é possível ver aqui uma obra única de 1984, lançada para os XIV Jogos Olímpicos de Inverno em Sarajevo, bem como o "vestido descartável" de algodão Campbell Soup Dress.
A exposição é concluída com uma série de obras do artista e assistente de Warhol na Factory, Steve Kaufman, incluindo três retratos de James Dean, a impressão prateada de Elvis Presley, Marilyn Monroe e outros ídolos pop.
O fio condutor que liga a exposição de obras de arte pop com a nova instalação "Freedom" do artista milanês Simone D'Auria, criada especialmente para a Lungarno Collection.
O diretor artístico do projeto, Simone D'Auria, define a Vespa como um objeto de adoração universal "Made in Italy" e um meio de comunicação incrível. E neste caso, a Vespa representa imagens de diferentes cantos do nosso planeta.
"Vespa - o objeto urbano perfeito, que há muito tempo ultrapassou suas funções funcionais. Elegante, fácil de usar, simboliza a mobilidade do cidadão urbano," comenta o diretor de marketing da empresa Piaggio Group Communication, Davide Zanolini. "Gostamos de pensar que a Vespa embeleza a cidade. Além disso, nossas Vespas são um verdadeiro objeto que representa o conceito de "Made in Italy", que inclui valores como abordagem criativa, inovação, qualidade superior, juntamente com uma personalidade brilhante e distinta. Valores que, graças aos quais a marca Vespa abre portas em todo o mundo, são confiabilidade e autoridade. Portanto, estamos felizes em colaborar com a Lungarno Collection na criação da instalação do artista Simone D'Auria, que claramente representa como interpretar o começo criativo e o genial italiano no conceito da marca Vespa, popular em todo o mundo".
O projeto, criado com o patrocínio da municipalidade de Florença e com o apoio das empresas Piaggio Group e Leica, consiste em 12 Vespas, fixadas na fachada do hotel Gallery Hotel Art. Cada carro Vespa, que D'Auria considera a verdadeira encarnação do scooter, foi pintado e decorado usando uma técnica especial de impressão a água. Dessa forma, o artista também lembra de forma importante a luta pela preservação do planeta. O trabalho de Simone reflete a beleza natural da Terra. Cada scooter nos transporta para uma determinada localidade - para o deserto, as montanhas, as colinas, o céu nublado, o campo de girassóis.
A brilhante instalação de D'Auria e a poderosa ideia de liberdade, combinada com a força do impacto de uma marca mundialmente reconhecida, permitem que os espectadores mergulhem na atmosfera do pop art.
A instalação "Liberdade", em colaboração com a flagship Leica, também é complementada por uma área de selfies especial - com três Vespas, cada uma em uma altura diferente. Os hóspedes de Florença são convidados a tirar fotos e compartilhá-las com a hashtag #galleryhotelart. Instagram @lungarnocollection.
A exposição "Andy Warhol Forever" e a instalação "Freedom" estarão em exibição até 31 de dezembro de 2017. A entrada é gratuita.
Compartilhe esta postagem com seus amigos!